O pesquisador precisa conhecer a fundo fatos e dados relacionados a sua pesquisa, pois, por meio desse embasamento o mesmo assumirá uma posição de segurança frente a sua pesquisa e preparado para novas perspectivas. Nesse contexto a computação é uma área que necessita de referenciais de apoio para sustentar a pesquisa em questão. (FONSECA, 2007)
Os primeiros computadores podiam realizar apenas um trabalho ou tarefa por vez. De acordo com (DEITEL, 2010) “ ... esse tipo de processamento é denominado: processamento em lotes. O computador executava um único programa ao processar dados em grupo. ”1. Os S.O.[1], foram idealizados principalmente para tornar o uso dos computadores mais adequados as necessidades dos usuários. O conceito de multiprogramação foi concebido então, para substituir o conceito de processamento em lotes. Segundo (DEITEL, 2010) “... a multiprogramação envolve a operação simultânea de muitos trabalhos que competem para compartilhar os recursos do computador”. Na década de 1970 algumas empresas pioneiras popularizaram a computação pessoal, aproveitando a redução alcançada nos insumos necessários para construção de hardware e software. Nos anos de 1980 já era possível a interconexão entre computadores por intermédio de linhas telefônicas e redes locais LAN[2]. Chegando ao ponto de em nossos dias atuais, os computadores pessoais, tablets e smartphones possuírem hardware e software muito mais poderosos do que maquinas servidoras de dez anos atrás.
Gradativamente com a maior capacidade de processamento alcançada pelo hardware, foi então ganhando volume a necessidade por aplicações de controle para o grande volume de dados existentes. Nesse contexto evolutivo o papel do software foi ganhando destaque e particular atenção no que tange ao seu desenvolvimento, processos e manutenção. Pois sistemas cada vez mais complexos se desenhavam e desta forma careciam de processos muito bem desenhados para essa realidade, surgindo então em 1968 o termo Engenharia de Software (NAUR, 1969).
A Engenharia de Software abrange todas as etapas de desenvolvimento do projeto de software desde as fases de planejamento, elicitação de requisitos, desenvolvimento e implantação de acordo com (SOMMERVILLE, 2007), caracterizando se como o desenvolvimento de software sob medida, de forma a atender uma necessidade específica dos operadores de condomínios residenciais. Nesse contexto um programa de computador é um produto resultante da atividade intelectual de uma equipe de desenvolvimento de software. Essa atividade depende de um treinamento prévio em abstração e modelagem de problemas. Um programa de computador ou simplesmente software é representado pelas instruções e dados que algum ser humano definiu e que ao serem executados por alguma máquina cumprem algum objetivo, sendo que o objetivo de software é que motiva a sua construção.
A Engenharia de Requisitos é a fase de definição das funcionalidades do sistema. Nesta fase são analisados todos os papéis, restrições, funcionalidades e documentado as exigências do projeto (SOMERVILLE, 2003). Abaixo apresentamos a Figura 1 – Diagrama de Caso de uso, onde é possível visualizar as interações dos atores do sistema bem como as ações a serem realizadas. Desta forma poderemos apresentar os requisitos funcionais e não funcionais do sistema CONTROL, especificando de forma detalhada as entradas e saídas esperadas em cada funcionalidade abordada no diagrama de caso de uso da Figura 1.
Comentários
Postar um comentário