Pular para o conteúdo principal

Artisan - Comandos poderosos no Laravel Framework

O Framework Laravel possui uma ferramenta de linha de comando que é instalado assim que o desenvolvedor cria um novo projeto e essa ferramenta chama se Artisan. O Artisan provê uma série de comandos altamente intuitivos que nos proporcionam a possibilidade de gerar classes, Models, FormRequest e tudo mais que o Framework possui de “poder de fogo” pode ser acessado via Artisan.
Fazendo o uso do Artisan suas classes já são inteiramente criadas estendendo as classes corretas, salvas no diretório apropriado e também é gerado o arquivo para fazer os includes automáticos que forem necessários. Ao digitar o comando: php artisan, no prompt de comando você terá acesso a todos comandos para geração de código automático que ficam disponibilizados para o desenvolvedor.

Agora vamos exemplificar alguns comandos disponíveis:
clear-compiled:
  • Sempre que o Framework é colocado em produção as classes principais são compiladas para o carregamento seja mais rápido. Esse processo é feito em cache e caso você queira remover esse cache basta usar o comando clear-compiled.

down:
  • Caso sua aplicação esteja em produção e você precise realizar alguma manutenção que a aplicação necessite ficar alguns minutos fora de operação o comando: php artisan down, fará com que sua aplicação apresenta a tela manutenção padrão do Laravel e não fique off-line.

up:
  • Assim que a equipe de desenvolvimento concluir a manutenção basta apenas digitar o seguinte comando no prompt de comando: php artisan up.

env:
  • O comando: php artisan env, apresenta o ambiente de desenvolvimento que está sendo utilizado.

optimize:
  • O comando: php artisan optimize, realiza o cast no Framework para que o Laravel tenha sua melhor performance.

help:
  • O comando: php artisan help, lista todas as ajudas para o Framework.

tinker:
  • O comando: php artisan tinker, permite a interação com a aplicação.Como por exemplo a inserção de dados nas tabelas do banco de dados.

migrate:
  • O comando: php artisan migrate, executa as operações no banco de dados, criando tabelas, rodando script sql entre outros.

list:
  • O comando: php artisan list, executa a listagem de todos os comandos;

make:
  • O make possibilita a criação de código fonte, tornando assim o desenvolvimento altamente produtivo.Alguns exemplos:
  • php artisan make:controller : cria uma nova classe controller;
  • php artisan make:model : cria uma nova classe model;
  • php artisan make:migration : cria um novo arquivo de migração;

route:
  • O route possibilita a criação de rotas, tornando a aplicação mais segura.Alguns exemplos:
  • php artisan route:cache : cria um arquivo de rota cache de registro rápido;
  • php artisan route:clear : remove o arquivo de rota do cache;
  • php artisan route:list : apresenta todas as rotas registradas na aplicação;


Saiba mais sobre todos os comandos disponíveis no Artisan em: https://laravel.com/docs/5.4/artisan

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites Responsivos - Case EquipeSoft.

Nesses últimos tempos identificamos a necessidade de atualização das Redes Sociais e canais de comunicação da EquipeSoft. Para que esse objetivo fosse alcançado tornamos nosso web site responsivo e com o design mais amigável. Assim alcançamos uma melhor User Experience.Vamos tomar por base essa nova roupagem do site da EquipeSoft para tratarmos sobre Design Responsivo. O que é design responsivo? Um site responsivo muda a sua aparência e disposição com base no tamanho da tela em que o site é exibido. Então, se o usuário tem uma tela pequena, os elementos se reorganizam para lhe mostrar as coisas principais em primeiro lugar. De acordo com o site http://getbootstrap.com.br/: "Bootstrap é o mais popular framework HTML, CSS, e JS para desenvolvimento de projetos responsivo e focado para dispositivos móveis na web." Nesse projeto foi utilizado o framework Bootstrap devido a sua eficácia comprovada no que diz respeito a responsividade. Pois o Bootstrap traz uma série de

A Arquitetura de Software na prática

O software tem evoluído em grande proporção se comparado a evolução do hardware, porém a evolução no que tange a desenvolvimento de software deu se de forma posterior ao hardware.Nesse contexto surge a Arquitetura de Software com o objetivo prover um conjunto de elementos arquiteturais que possuem alguma organização.Assim apresentamos um modelo arquitetural empregado no desenvolvimento de uma aplicação comercial. Toda a base de desenvolvimento do sistema será fundamentada na arquitetura de software baseado em casos de uso, devido a estes proporcionarem uma visão de alto nível das funcionalidades do sistema, apoiando esta arquitetura os conceitos de orientação a objetos nas camadas de desenvolvimento. Nesse contexto será empregada a Modelagem Arquitetura e Visão 4+1 (GARLAN, 1995). Desta forma os ambientes físico e lógico serão interligados pela Visão de Casos de Uso que é responsável por apresentar um subconjunto significante formado por diagramas de Caso de Uso, que permitem uma