Pular para o conteúdo principal

A Arquitetura de Software na prática

O software tem evoluído em grande proporção se comparado a evolução do hardware, porém a evolução no que tange a desenvolvimento de software deu se de forma posterior ao hardware.Nesse contexto surge a Arquitetura de Software com o objetivo prover um conjunto de elementos arquiteturais que possuem alguma organização.Assim apresentamos um modelo arquitetural empregado no desenvolvimento de uma aplicação comercial.
Toda a base de desenvolvimento do sistema será fundamentada na arquitetura de software baseado em casos de uso, devido a estes proporcionarem uma visão de alto nível das funcionalidades do sistema, apoiando esta arquitetura os conceitos de orientação a objetos nas camadas de desenvolvimento. Nesse contexto será empregada a Modelagem Arquitetura e Visão 4+1 (GARLAN, 1995).
Desta forma os ambientes físico e lógico serão interligados pela Visão de Casos de Uso que é responsável por apresentar um subconjunto significante formado por diagramas de Caso de Uso, que permitem uma visualização de alto nível do sistema.
A Visão Lógica mostra o Modelo de Design das classes do sistema. A Visão de Implementação e representada por diagramas de componentes, com principal objetivo de demonstrar a dinâmica dos sistemas e subsistemas. A Visão de Implantação representa todos os recursos de hardware necessários a implantação da aplicação. Finalmente a Visão de Processos permite a o entendimento do ciclo das atividades durante a execução do sistema (RAMOS, 2015).
A aplicação possui a capacidade de adaptação de sua operacionalidade em qualquer dispositivo baseado na plataforma Android. Sendo desenvolvido no modelo arquitetural MVC com DAO, gerando assim um alto nível de desacoplamento dos seus subsistemas e facilitando a implementação de novas funcionalidades. No padrão arquitetural proposto temos as camadas Controle, Modelo e Visão.
A camada de Modelo permite o retorno e acesso aos dados brutos do sistema e a determinados métodos de grande importância. A camada Visão recebe as entradas e também apresenta as saídas solicitadas pelo usuário do sistema. A camada de Controle realiza o intermédio das ações, controlando o fluxo das requisições e respostas do sistema. 

A Figura 8 – Representação da Arquitetura da aplicação, apresenta as interações entre os componentes em nível macro.

A Figura 9 – Diagrama de Classes da Camada de Modelo da aplicação, apresentando de forma mais detalhada a parte lógica da aplicação em relação a referida camada.

A Figura 10 – Diagrama de Classes da Camada de Acesso a Dados apresenta o uso de DAO - Data Access Object na aplicação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artisan - Comandos poderosos no Laravel Framework

O Framework Laravel possui uma ferramenta de linha de comando que é instalado assim que o desenvolvedor cria um novo projeto e essa ferramenta chama se Artisan. O Artisan provê uma série de comandos altamente intuitivos que nos proporcionam a possibilidade de gerar classes, Models, FormRequest e tudo mais que o Framework possui de “poder de fogo” pode ser acessado via Artisan. Fazendo o uso do Artisan suas classes já são inteiramente criadas estendendo as classes corretas, salvas no diretório apropriado e também é gerado o arquivo para fazer os includes automáticos que forem necessários. Ao digitar o comando: php artisan , no prompt de comando você terá acesso a todos comandos para geração de código automático que ficam disponibilizados para o desenvolvedor. Agora vamos exemplificar alguns comandos disponíveis: clear-compiled: Sempre que o Framework é colocado em produção as classes principais são compiladas para o carregamento seja mais rápido. Esse processo é feito e

Sites Responsivos - Case EquipeSoft.

Nesses últimos tempos identificamos a necessidade de atualização das Redes Sociais e canais de comunicação da EquipeSoft. Para que esse objetivo fosse alcançado tornamos nosso web site responsivo e com o design mais amigável. Assim alcançamos uma melhor User Experience.Vamos tomar por base essa nova roupagem do site da EquipeSoft para tratarmos sobre Design Responsivo. O que é design responsivo? Um site responsivo muda a sua aparência e disposição com base no tamanho da tela em que o site é exibido. Então, se o usuário tem uma tela pequena, os elementos se reorganizam para lhe mostrar as coisas principais em primeiro lugar. De acordo com o site http://getbootstrap.com.br/: "Bootstrap é o mais popular framework HTML, CSS, e JS para desenvolvimento de projetos responsivo e focado para dispositivos móveis na web." Nesse projeto foi utilizado o framework Bootstrap devido a sua eficácia comprovada no que diz respeito a responsividade. Pois o Bootstrap traz uma série de