Sites de busca são hoje as principais fontes de procura de informações. O peso dessas ferramentas
na estratégia de marketing digital das empresas torna-se grandioso.Deter um
bom posicionamento no mundo de opções que o Google apresenta para os usuários
em muitos casos determina o sucesso ou o fracasso de um negócio na internet.Isso é válido não apenas para empresas de e-commerce, que vendem produtos
diretamente em suas lojas virtuais, mas para qualquer negócio onde os
potenciais clientes utilizam-se da internet para buscar os seus fornecedores ou
prestadores de serviços. Este não é um artigo abrangente sobre a otimização
dos sites para melhor atuação nos mecanismos de pesquisa, ele só introduz o que
você precisa saber e qual é o seu papel em SEO como um desenvolvedor de aplicações web no contexto de software contemporâneo.
SEO – O que é?
SEO é um conjunto de técnicas que têm como principal
objetivo tornar os sites mais amigáveis para os sites de busca, trabalhando
palavras-chave dispostas estrategicamente no conteúdo do código HTML do site de forma que este fique mais bem
posicionado nos resultados orgânicos.
Critérios de avaliação de conteúdos na web.
Os tópicos a seguir são os mais utilizados pelos motores de
busca como a pesquisa do Google, ao avaliar sites.
Velocidade do site
Ninguém adora sites que levam uma
eternidade para carregar, inclusive os motores de busca. Todos nós amamos sites
rápidos. O objetivo deve ser manter o tempo de carregamento abaixo de 2
segundos. Se você pode obtê-lo em um segundo que é ainda muito melhor. Esse
papel recai sobre você como desenvolvedor. Você precisa testar seu aplicativo
da Web para obter velocidade e aperfeiçoar, se necessário
Estatísticas da mídia social
Se você ler algo legal na web, você naturalmente
compartilhá-lo em mídias sociais. Este é um selo de aprovação para os motores
de busca. Seu papel nisso é incluir ferramentas no site que facilitarão o
compartilhamento de conteúdo pelos visitantes
Projetos responsivos
Os dispositivos móveis têm um market share significativo no
uso da Internet. Uma vez que a experiência do usuário é importante para os
mecanismos de pesquisa, é necessário garantir que o site seja exibido
corretamente em dispositivos móveis, tablets e desktops.
Palavras-chave
Motores de busca olham para palavras-chave ao consultar
bilhões de sites indexados. Seu papel como desenvolvedor é garantir que você
forneça em seu código HTML as tags: title, meta, headings entre outras. E os
textos descritos nas tags citadas devem conter palavras-chaves que tenha forte
ligação ao tema proposto pelo negócio ou produto.
URLs do Website
As URLs devem ser palavras-chave ricas e as palavras devem
ser separadas por traços e não sublinhados.
Comentários
Postar um comentário